Brasil volta a sair do Mapa da Fome da ONU após avanços no combate à insegurança alimentar.

Em 29/07/2025

O Brasil voltou a sair oficialmente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme anunciado nesta semana em relatório atualizado da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A conquista é resultado de uma série de políticas públicas adotadas para combater a insegurança alimentar e garantir o acesso à alimentação básica para milhões de brasileiros.

Após ter retornado ao Mapa da Fome em 2021, o país conseguiu, nos últimos anos, reduzir significativamente os índices de subalimentação, graças ao fortalecimento de programas sociais, como o Bolsa Família, a ampliação da merenda escolar, a valorização da agricultura familiar e ações emergenciais de combate à fome durante a pandemia e a crise econômica.

De acordo com os dados da FAO, o número de brasileiros em situação de fome caiu abaixo da faixa de 2,5% da população — critério usado para considerar que um país está fora do Mapa da Fome. Esse avanço representa uma importante vitória na luta pela justiça social e pela garantia de direitos básicos à população.

Especialistas destacam que, embora o Brasil tenha alcançado esse marco positivo, o desafio continua sendo manter e ampliar as políticas de segurança alimentar, especialmente nas regiões mais vulneráveis e entre as populações em situação de extrema pobreza.

O governo federal comemorou o feito, ressaltando que o resultado é fruto de um esforço coletivo entre União, estados, municípios e sociedade civil. O Brasil já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas voltou a integrar a lista em meio à crise social e econômica dos últimos anos.

A expectativa é que o país continue avançando no combate à fome, promovendo o acesso digno à alimentação e garantindo que nenhum brasileiro precise enfrentar a insegurança alimentar em pleno século XXI.

MAIS NOTÍCIAS DA CATEGORIA Nacional